domingo, 22 de março de 2009

Superação

Não é fácil lidar com as adversidades. O sofrimento causa incômodos. Muitas vezes nos perguntamos o porquê de tantos dissabores. Qual a razão pela qual enfrentamos a fúria de intensos ventos contrários, ou de vendavais tão destruidores? Entre a dúvida e o medo nos tornamos fragilizados espiritualmente, carecemos de um porto seguro.



Embora amargas, as experiências negativas têm valor. Eles contribuem para o nosso crescimento interior e amadurecem nossa espiritualidade. Sem elas, seríamos muito periféricos, vivendo no limiar das superficialidades. Não raro, nossas lágrimas transformam-se em fertilizantes, regando o solo de onde brotará a nossa esperança.

Nem mesmo Jesus Cristo foi poupado destas experiências. Por ser humano, conheceria a dor; por ser divino, não poderia conhecer a derrota. "A minha alma está triste até à morte...". Esta frase revela quanto sofrimento estava presente no coração do filho de Deus.



É preciso saber encarar as situações difíceis da vida. Enfrentá-las é bem melhor que negá-las, ou tentar delas fugir. O triunfo só virá quando decidirmos lutar contra o mal que nos ameaça. Elaborar atitudes mentais positivas, associadas a reflexões profundas e decisões sábias, pode ser um bom caminho para tornar-se um vencedor.

Nenhuma dor dura para sempre! Toda crise é passageira. Todo problema tem sua solução. Por isso mesmo, não devemos entrar em pânico, nem tão pouco nos entregarmos à prostração. Às vezes, algumas atitudes que tomamos só contribuem para piorar as coisas.

Murmurar, blasfemar, revoltar-se desejar morrer, em nada tornam a dor mais amena; pelo contrário, são estímulos para o sofrimento, na medida em que impedem que se tenha uma reflexão crítica sobre o momento difícil em que passamos.

As lágrimas sempre têm algo a nos dizer. A dor possui uma pedagogia própria. É possível - e necessário - aprender com o sofrimento; estabelecer em diálogo com as circunstâncias. Toda crise abre oportunidade para crescimento, para novas perspectivas. A dor nos ensina a viver.

A humildade, o louvor, a resignação, a confiança em Deus, a determinação para vencer e a persistência em lutar, fazem muita diferença diante das adversidades.



Quando Deus sopra sobre nós a sua brisa, ela traz consigo a benção da esperança, a força da alegria e o milagre da paz. Ninguém perde por esperar em Deus! A Bíblia nos encoraja assim: "Tudo posso naquele que me fortalece".

Levante a cabeça e dirija o seu olhar na direção dos céus. Eles estão acima de todos nós! De cabeça erguida, vislumbre, pela fé, as cores da vitória, adornadas sob a luz de um novo dia. Não há noite escura que resista à força de um novo alvoracer. Lembre-se: "o pranto pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã".

Pr. Estevem Fernandes de Oliveira
Boletim PIB-JP Ano XII, no. 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário