segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eu Não Vejo Nada de Mais

Esta é uma afirmação que usamos para justificar quando fazemos algo que outros não concordam. Algumas vezes podemos estar certos e algumas vezes não. Talvez Ló pudesse usá-la para justificar o fato de estar morando em Sodoma. Ele começou armando as suas tendas na planície de Sodoma, mas aos poucos foi se aproximando da cidade (Gênesis 13. 12). Com certeza ele não via nada de mais nisto, pois ele não praticava os pecados da cidade, mas estava convivendo no meio de pessoas depravadas, cujo comportamento Deus condenara.



Este é o nosso problema. As pequenas concessões vão enfraquecendo a resistência de nossa consciência. Não se faz um alcoólatra da noite para o dia; ele começa com pequenas doses, as quais vão aumentando em quantidade e frequência, até que não há mais controle. Quando um casal de namorados evangélicos cede às tentações da carne e se anvolve em intimidades físicas finais, isto foi fruto de pequenas concessões de parte a parte, que vão e intensificando até não ter mais retorno. E o argumento usado para continuar com as intimidades é sempre este: não tem nada de mais, todo mundo faz.


Entre as características de um crente no Senhor Jesus Cristo está a mente transformada, como diz Paulo em Romanos 12. 12: "... e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". A mente de Cristo em nós nos capacita a discernir quais coisas são aceitáveis ou não. Convivemos num mundo corrupto e o perigo é nos acostumarmos com suas práticas a ponto de não acharmos nada de mais também as fazermos. Por isso o apóstolo Paulo exortou: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." (I Coríntios 6. 12)

Eu posso achar que não é nada de mais fazer isto ou aquilo, mas o que Deus acha? Além disto, eu não posso me esquecer de que, ao me tornar membro de uma igreja, eu tenho compromisso com ela e devo satisfação dos meus atos aos meus irmãos, do menos ao maior. "Deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos, com perserverança, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus..." (Hebreus 12. 1, 2).

Pr. Tomaz Munguba
Boletim da IEBJP de 08/02/2009. Edição 54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário