terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tônicos de Deus

Nem todas as coisas que julgamos necessárias na vida e que imaginamos ser impossível viver sem elas, são realmente importantes assim. Na verdade, algumas não passam de uma grande ilusão.

Neessário, é tudo aquilo de cuja existência ou presença não podemos prescindir, sob pena de vermos nossos projetos sucumbirem; ou todas as coisas que constituem como vitais para a nossa sobrevicência neste mundo tão hostil.

Quatro forças são vitais para todos os que desejam uma vida diferente. Vitoriosa. Elas são um suporte diante das possíveis dificuldades que encontraremos em nosso caminho. São elas: sonhos, a fé, a perserverança e o louvor. Todas funcionam como tonificantes do espírito. Elas têm o poder de acordar nossa espiritualidade, fortalecer nosso psiquismo, reativar em nós a vontade de viver e a busca da felicidade.



Da mesma forma que precisamos do ar para viver, assim, também, não viveremos sem nossos sonhos. São eles que oxigenam a nossa existência e nos impulsionam na direção do amanhã. Quem sonha, prova a si mesmo está vivo. Sonhar é projetar-se no futuro. O que é o futuro senão a vida em movimento contínuo? É olharmos para o amanhã com os olhos de Deus, e n'Ele depositarmos todas as nossas esperanças.



Todavia, sonhar só não basta. É preciso ter fé. A fé é condição de vitória. É o grande troféu dos vencedores. Somente a fé nos faz suportar o insuportável, tolerar o intolerável e vencer o invencível. A fé não se rende aos obstáculos, ela consegue ver as possibilidades encobertas. Jesus Cristo afirmos: "Tudo é possível àquele que crê".



A vida é dinâmica e desafiadora e na sua trajetória, reserva-nos muitas surpresas. Logo, não podemos dispensar a força da perserverança. Perserverar é seguir lutando. Não existe mérito em começa uma maratona e desiste aos primeiros sinais de dificuldades. A perseverança é a virtude de não se entregar. Cais e levantar-se outra vez. Chorar e enxugar as lágrimas. Lutar e jamais desistir.



O louvor é uma força indispensável à vida. Ele é terapêutico. Há pessoas que só reclamam, só murmuram. Elas têm um vocabulário repleto de palavras negativas, destruidoras e pessimistas. Geralmente, pessoas assim são amarguradas e ressentidas, e vivem então 'vomitando' as mazelas de suas feridas abertas. Tal atitude jamais irá reverter as ciscunstâncias. O louvor liberta a alma e atrai as bençãos de Deus. A Bíblia diz: "Deus habita no meio dos louvores". e ainda nos desafia: "Em tudo, dai graças." Sabe por quê? O louvor é remédio que cura as amarguras que adoecem a alma.

É preciso não se deixar vencer pelo desanimo e pelo fracasso. Deus coloca ao nosso dispor essas forças vitais, como suportes à vida para que vivamos vitoriosamente. Sabendo usá-las ,a vida toma rumos diferentes e redescobre o caminho da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário